SAIB - Informativos Mensais - Uma publicação que mostra resultados - SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 204 - Mar/2015

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por em Informativos ·
LEI DE ZONEAMENTO

Modificada há mais de 10 anos, a Lei de Parcelamento, uso e Ocupação do Solo (LPUOS) que detalha as regras de organização da cidade, definindo os tipos de atividades que podem ser instaladas ou construídas em cada local – passa por uma nova revisão, iniciada após a aprovação do Plano Diretor Estratégico do Município de Sã Paulo.

A minuta do Projeto de Lei foi disponibilizada para consulta no final de 2014, trouxe uma série de novidades „preocupantes‟, como é o caso da ameaça de eliminação de Zonas Exclusivas Residenciais (ZERs), a implantação de Zonas de Corredores (ZCORs) e a transformação de importantes vias em Zonas Predominantemente Residenciais (ZPRs).

Há um estudo que mostra, que se aprovada como proposta pelo executivo Municipal, a LPUOS vai provocar uma grande verticalização na cidade e adensamento populacional. No âmbito da Subprefeitura de Pinheiros, uma grande área bastante significativa próxima dos corredores de ônibus e metrô também sofrerá maior verticalização com a liberação de construções de coeficiente 4, o que vai gerar um impacto ambiental muito grande, sem que tenham sido fetos quaisquer estudos sobre o alargamento de vias ou melhorias nas calçadas.

O engenheiro civil e doutor em saúde ambiental Ivan Maglio, da PPA Política e Planejamento Ambiental, desenvolveu um estudo comparativo entre a LPUOS atual e o projeto da Prefeitura que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal este ano. Ele contesta a implantação das Zonas Corredores, a transformação das Zonas Exclusivamente Residenciais em Zonas Predominantemente Residenciais, entre outras medidas

Trataremos mais detalhes no próximo informativo.


                      SAIB EM AÇÃO
Despachamos as seguintes solicitações:

SUBPREFEITURA DE PINHEIROS:

  1. Encaminhamos sugestões de moradores para aproveitamento de área pública, Avenida Juscelino Kubitschek com Avenida Santo Amaro com “playground”, o que viria atender toda vizinhanças da citada área;
  2. Solicitado fiscalização no corredor de ônibus da Avenida 9 de Julho, no trecho da Avenida São Gabriel até a Avenida Cidade Jardim, Segundo relato, essse trecho é um caos quando chove, não existe nenhum sistema de escoamento de água, a água empoça rapidamente e assim que qualquer ônibus passa a água é lançada contra todos os pedestres. Isso ocorre nas duas vias;
  3. Solicitado fiscalização em árvore localizada na Rua Pedro Humberto, número 9, árvore seca, com risco de queda.

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRAFEGO – CET

  1. Solicitada fiscalização no tempo do semafóro localizado na Avenida 9 de Julho saltura do número 4706. Segundo relato, o farol é para pedestres, mas desde a mudança de transito no local, demora muito para abrir, e fecha muito rápido, não há tempo suficiente para que se atravesse a avenida.

ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A

  1. Solicitado fiscalização e providências, quanto a situação da fiação na Rua Joaquim Floriano altura do número 72, nesse trecho da via pública, a fiação se encontra toda emaranhada nos postes e com as pontas soltas.
  


RECEBIMENTO DE OFÍCIOS
.  
PINHEIROS SOB NOVA DIREÇÃO.

A geóloga Harmi Takiya assume a Subprefeitura de Pinheiros no lugar do arquiteto e urbanista Ângelo Filardo, que ocupava o cargo desde 2013. O anúncio foi feito no “Diário Oficial” da última terça-feira (24).

Harmi Takiya é formada em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na carreira pública foi subprefeita da Mooca, zona leste, entre 2002 e 2004. Desde junho de 2010 estava como gerente de Planejamento da SPUrbanismo, empresa municipal responsável pela elaboração e coordenação de projetos urbanos, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ela também trabalhou na extinta Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), na gestão Gilberto Kassab.

Desde 2005, a Subprefeitura de Pinheiros não tinha uma mulher a sua frente. A última foi Beatriz Pardi, professora e ex-deputada estadual pelo PT, durante a administração de Marta Suplicy.  

Ângelo Filardo deixa a Subprefeitura de Pinheiros para ingressar no quadro de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Durante sua gestão teve de lidar com problemas como a expansão do Carnaval de Rua na região e a Copa do Mundo, eventos que afetaram o cotidiano de moradores da Vila Madalena.



SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. Manoel Guedes, 426 - Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
Voltar para o conteúdo