SAIB - Informativos Mensais - Uma publicação que mostra resultados - SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 206 - Jun/2015

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por em Informativos ·
Prefeitura Perde Guerra Contra a Poluição Sonora.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, O Programa de Silêncio Urbano (PSIU), visa combater a poluição sonora na cidade de São Paulo, tem a missão de tornar mais pacífica a convivência entre estabelecimentos e os moradores da vizinhança. Porém não é isso que está acontecendo na prática, como mostra os próprios dados da Prefeitura (quadro abaixo). Houve um crescimento do número de reclamações e, em contra partida houve uma diminuição nos atendimentos, nas multas aplicadas e no fechamento de estabelecimentos.



A poluição sonora possui comprovadamente efeitos sobre o sono.

Segundo a OMS Organização Mundial de Saúde a exposição a elevados níveis de ruído pode desencadear problemas no sistema cardiovascular, psicológico, redução de desempenho e alterações no comportamento social, além dos problemas de audição e estresse.

“Não há ações direcionadas especificamente para a redução da poluição sonora e nem investimentos no controle da mesma”, diz o pesquisador geógrafo Thiago Shoegima da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, autor do estudo Poluição sonora urbana: estudo de caso da subprefeitura de Pinheiros.

“Para a prefeitura diminuir o problema, ela tem que não só fiscalizar, mas ter noção da situação do problema. Isto se consegue com levantamentos e pesquisas, não adianta ter uma lei que determina os limites de ruído e achar que ela esta sendo mesmo respeitada.

Mesmo o PSIU, que fiscaliza somente determinados tipos de reclamações (bares, restaurantes, casas noturnas, igrejas), não consegue dar conta da demanda e demora muito para atender aos cidadãos. Além do mais, a principal fonte de ruído na cidade, o tráfego de veículos, não é atendida pelo órgão”.

Fontes: Agência USP de Notícia, Site Prefeitura Municipal de São Paulo – Divisão Técnica do Silêncio Urbano-PSIU


ELEIÇAO SAIB 2015
No dia 15 de maio foram eleitos os novos membros do Conselho da SAIB para a gestão 2015-2018.

Presidente :- Marco Antonio Castello Branco
Vice Presidente:- Luis Antonio Bastos Passarelli
1º Secretário:- Mônica Taubkin
2º Secretário:- Pedro Henrique Ferreira Ramos Marques
1º Tesoureiro:- Marcelo Artur Motta Ramos Marques
Conselho
Presidente:- Livio De Vivo
Vice Presidente:- Fernando Luiz da Gama Lobo D ´Eça
Conselheiros
. Antonio Carlos Mendes
. Cássio Porto Jr
. Ana Julieta Teixeira Di Rienzo
. Renato Lainer Schwartz
.Haroldo Pinto da Silva Filho
.Maria Inês Fernandes Carvalho


MORADORES EM AÇÃO

Muda Itaim: primeira ação

No dia 4 de junho de 2015 (feriado de Corpus Christi), aconteceu a primeira ação do Muda Itaim, na praça Gilberto Bueno (desvio da av. Juscelino Kubitscheck sentido Praça do Povo). O terreno foi limpo e o lixo e o mato retirados.

O Muda Itaim é um grupo formado por moradores do bairro, criado em maio deste ano, que pretende cuidar dos canteiros e plantar árvores na região e assim, transformar o local num espaço melhor e mais agradável para viver. O Muda Itaim se propõe a identificar as áreas danificadas, abandonadas ou mal cuidadas, oferecer propostas e promover ações, envolvendo os moradores e pessoas que trabalham na região, interessados na recuperação dessas áreas. As ações deverão acontecer uma vez por mês.

O grupo pretende contar com o apoio de lojistas e comerciantes do bairro para continuar a cuidar desses espaços, após a intervenção e para conseguir descontos na compra de ferramentas. Também pretende contar com o apoio da Prefeitura, associações ou entidades particulares para conseguir mudas de árvores, arbustos, flores e outras espécies.

A primeira ação contou com o apoio de seis pessoas, incluindo o secretário da Sociedade Amigos do Itaim Bibi, Luiz Carlos Sampaio, e de seu filhinho Tales, de dois anos.

Curta na página https://www.facebook.com/pages/Muda-Itaim/702273886548047?sk=info


SAIB EM AÇÃO

SUBPREFEITURA DE PINHEIROS:

  1. Solicitação de plantio de muda na calçada na Rua Fernandes de Abreu,37.
  2. Solictação de fiscalização de limpeza da calçada na rua Haroldo Veloso altura do nº300.
  3. Solicitação vistoria técnica poda de árvore rua Urussui, 352.
  4. Limpeza boca de lobo – bueiro, rua Pedroso Alvarega, 793.
  5. Solicitação Secretaria Municipal de Seviços, fios caidos na rua Urussui, 352.
  6. Fiscalização calocação de mesas e cadeiras na calçada rua Joaquim Floriano, 677.
  7. Solicitação de vistoria de funcionamento estabelecimento comercial rua Urussui, 372.
  8. Vistoria em obra rua Jerõnimo da Veiga, 198.

DIVISÃO TÉCNICA DO SILÊNCIO URBANO - PSIU

  1. Fiscalização no estabelecimento restaurante Karavele, rua Amauri, 336.

SOLICITAÇÕES RESPONDIDAS

  1. Fiscalização da Rua Lopes Neto esquina com a Rua Tabapuã, devido a uso irregular com colocação de mesas e cadeiras; Resposta Subprefeitura de Pinheiros: O local possui Termo de Permissão de Uso nº008/2015, PA 2015-0.066.197-6.
  2. Tapa Buraco rua Jacurici, 155. Solicitação atendida dia 26/05.
  3. Denúncia sobre corte irregular de árvore na rua Tabapuã nº1.555. Resposta Subprefeitura de Pinheiros:Departamento de Controle e Fiscalização Ambiental encaminhou pela competência ao Departamento de Gestão Descentralizada da Secretaria Municipal do Verde do Meio Ambiente.
  4. Fiscalização CET “rachas” de veiculos na av. Cidade Jardim. Resposta CET: Orientamos que acione a Polícia Militar quando o problema for constatado.
  5. Solicitação de pintura das lombadas da Rua Cojuba; Resposta CET: Solicitam que aguarde posicioamento sobre a questão, solicitação sendo tratada no processo nº00.25.03923/15-10.
  6. Solicitando estudo para colocação de farol para pedreste na esquina das ruas Pedroso Alvarenga com João Cachoeira; Resposta CET: Solicitam que aguarde posicioamento sobre a questão, solicitação sendo tratada no processo nº00.25.05050/14-72.
  7. Solicitação para regularização das placas de sinalização retiradas após obra de cabeamento subterrâneo na rua Lopes Neto próximo a rua Tabapuã. Resposta CET: Solicitam que aguarde posicioamento sobre a questão, solicitação sendo tratada no processo nº00.25.00119/15-70.
  8. Desvio av Juscelino Kubitschek decorrentes da obra da alça de acesso a marginal pinheiros. Resposta CET: Assunto está sendo tratado no processo nº00.26.00810/15-35.  
  9. Fiscalização calçada rua Joaquim Floriano, 347. Resposta Subprefeitura de Piheiros: O local possui Termo de Permissão de Uso nº046/2006,no momento da vistoria não foi constatado irregularidade, caso ocorra o estabeleciemnto será autuado.
  10. Solicitação de recapeamento rua Leopoldo Couto Magalhães Junior esquina com a rua Lopes Neto. Resposta Subprefeitura de Pinheiros: refeito 3 metros de sajeta, a boca de lobo. A equipe de galerias de águas pluviais atuará no que compete.
  11. Fiscalização em obra rua Leopoldo Couto Magalhães junior. Resposta Subpreitura Pinheiros: vistoria realizada em 11/06,constatou que a obra está paralizada. O proprietário foi informado quando a regularização pra continuidade da mesma.



SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. Manoel Guedes, 426 - Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
Voltar para o conteúdo