SAIB - Informativos Mensais - Uma publicação que mostra resultados - SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 208 - Set/2015

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Published by em Informativos · 1 Setembro 2015
Redução de velocidade
nas ruas de São Paulo

A Companhia de Engenharia de Tráfego vem implantando a redução de velocidade em grandes avenidas da cidade, onde será regulamentada a velocidade máxima de 50 km/h, onde anteriormente a velocidade permitida é de 60 km/h. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do "Programa de Proteção à Vida".

O "Programa de Proteção à Vida" visa à redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. Outra das medidas é a implantação de "Áreas 40" De acordo com a CET, com a redução para 40 km/h em vias do centro da cidade, entre novembro de 2013 e dezembro de 2014, período posterior à implantação, foram 136 acidentes, com duas mortes. A redução do número de acidentes foi de 18,5%, e a queda do número de atropelamentos na região foi de 20%. A medida esta prevista para as outras áreas da cidade, que extrapolam a região central.

A prefeitura também implantou a redução das velocidades nas marginais, Pinheiros e Tietê, na pista expressa de 90km/h para 70km/h, na pista central de 70km/h para 60km/h e na local de 70km/h para 50km/h. A medida está sendo contestada pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Os principais argumentos da OAB são que, o trânsito lento vai aumentar a quantidade de ambulantes ilegais, que já atuavam mesmo antes da redução de velocidade, elevando os riscos de atropelamentos. Os motoristas também ficarão mais vulneráveis a assaltos e arrastões. Como também as questões ambientais devido ao aumento de emissões de poluentes dos veículos. Apesar da polêmica a Prefeitura diz que os acidentes com vítimas caíram em 30% deste a implantação da medida.

Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas a suas características técnicas e as condições de trânsito.

§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

I - nas vias urbanas:
a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido;
b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais.

Fonte: Secretaria Municipal de Transporte; Código de Trânsito Brasileiro – CTB, site CartaCapital.


CONSEG ITAIM BIBI

A próxima reunião acontecerá no dia 08 de setembro de 2015, terça feira, às 19:30hs, na Rua Tabapuã, 540, auditório do Centro Integrado Empresa Escola – CIEE. (estacionamento gratuito disponível no subsolo).

O números abaixo dizem a respeito à área da 2ª Companhia, incluindo Itaim Bibi, Vila Olímpia, Jardim Paulistano, Jardim América, Jardim  Europa, Jardim Paulista e Vila Nova Conceição. Continuamos trabalhando para diminuir ainda mais esses números Mês de Julho de 2015 comparado com o mesmo mês de 2014

Natureza                      2014      2015           Variação
ROUBO OUTROS         167          107            -35,90%
ROUBO VEÍCULOS        13            12              -7,70%
FURTO VEÍCULOS         34            18            -47,10%
FURTO OUTROS          293          287              -2,00%
ROUBO CARGA                2              1            -50,00%
   


CONSELHO GESTOR PARQUE DO POVO

Estão abertas até 18 de outubro as inscrições para o Conselho Gestor do Parque do Povo.

Para participar como frequentadores é preciso: Maior de 18 anos; Residir na área de abrangência da subprefeitura de Pinheiros; Portar original e fornecer cópia do RG (CNH ou Carteira de Trabalho); Comprovante de Residência e; Carta de Intenções do Candidato.

Para Movimentos, Entidades e Instituições é preciso: Ter sede ou estar localizado na Cidade de São Paulo, em abrangência da subprefeitura de Pinheiros; Carta de Indicação do Representante, assinada pelo Presidente; Estatuto Social; Última Ata de Eleição da Diretoria; CNPJ da Entidade, Instituição e Movimentos; Comprovante da Sede ou Sub Sede.

Conforme legislação, a composição do conselho este ano deve conter 50% de mulheres.

A Eleição será 29 de novembro e podem votar pessoas maiores de 16 anos, residentes dentro da abrangência da subprefeitura de Pinheiros, portando RG ou CNH ou Carteira de Trabalho ou Passaporte e Comprovante de Residência.

Maiores informações no telefone 3073-1217 ou na administração do parque.

MORADORES DE RUA

O SEAS – Serviço Especializado de Abordagem Social da Prefeitura informaram as ações empreendidas na Praça Dom Gastão Liberal Pinto, em resposta a solicitação feita pela SAIB devido às condições dos moradores de rua que permanecem no local.

O Serviço informou que os usuários têm sido acompanhados continuamente pela equipe de SEAS Pinheiros para a população adulta bem como pela equipe do Consultório de Rua. Relatam que a abordagem é difícil devido aos cachorros que por vezes avançam na equipe, e devido há muitas brigas e desavenças entre os próprios moradores. A maior demanda no atendimento de saúde são a tuberculose e a dependência das drogas.

O SEAS ressalta que tem por objetivo desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar/ou comunitário, porém não pode de forma coercitiva, retirar ou remover qualquer cidadão dos espaços públicos, em situação de vulnerabilidade social, devendo ser respeitado o direito de ir e vir conforme a Constituição Federal. Contudo o trabalho será sempre de promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais demandas políticas púbicas junto a adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.


SAIB EM AÇÃO

SUBPREFEITURA DE PINHEIROS:

  1. Limpeza boca de lobo/bueiro na rua Pedroso Alvarenga, nº 793.
  2. Solicitação de fiscalização de valet irregular, rua João Cachoeira, nº 1.351.

DIVISÃO TÉCNICA DO SILÊNCIO URBANO – PSIU

  1. Solicita fiscalização na rua Dr. Enato Paes de Barros, nº 125.
  2. Solicita fiscalização na rua Dr. renatoPaes de Barros, nº 108.
  3. Solicita fiscalização na rua Dr. renatoPaes de Barros, nº 167.
  4. Solicita fiscalização na rua Jesuino Arruda, nº 470.

CET – COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO

  1. Solicita fiscalização na rua Dr. Paes de barros, nº 108, desrespeito à proibição de estacionamento.
  2. Solicita fiscalização na rua Dr. Paes de barros, nº 167, desrespeito à proibição de estacionamento.

SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE

  1. Denúncia sobre poluição do ar, rua Leopoldo Couto de Magalhães, nº 356.

COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

  1. Solicita de fiscalização das condições gerais do estabelecimento na rua Jerônimo da Veiga, nº 457.

SOLICITAÇÕES RESPONDIDAS

  1. Vistoria em obra da rua Leopoldo Couto de Magalhães, nº 1.312. Providências tomadas pela Subprefeitura de Pinheiros: Caro munícipe para o local lavramos Auto de Embargo 0067, Auto de Infração 2866 e Auto de Multa 13-182.404-0 pela continuidade de obra sem Alvará.
  2. Vistoria de funcionamento no estabelecimento comercial sito na rua Jesuino Arruda, nº 470. Resposta da Subprefeitura de Pinheiros: Esclarecemos que se trata de local com Auto de Licença de Funcionamento nº 2014/12994-00, para atividades de cervejaria artesanal e restaurante.
  3. Vistoria de funcionamento de comércio irregular na rua Tabapuã, nº 1.470. Providências tomadas pela Subprefeitura de Pinheiros: Em vistoria efetuada ao local constatamos a irregularidade citada na inicial e, portanto lavramos o Auto de Intimação nº 2659 e o Auto de Multa nº 13-182.388-4 pela falta de licença de funcionamento, com base na Lei nº 13885/04 artigo 208. Foi autuado o processo administrativo nº 2015-0.132.515-5 de parte fiscal pela falta do Auto de Licença de Funcionamento, para o devido prosseguimento da ação fiscalizatória.
  4. Fiscalização poluição sonora na rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr, nº 356. Providências tomadas pelo Programa de Silêncio Urbano – PSIU-PI: Informamos que um Ofício foi encaminhado, via correio, ao endereço denunciado. Se o estabelecimento continuar incomodando, favor fazer nova denúncia, para que possamos dar continuidade as ações fiscalizatórias.
  5. Desrespeito à proibição de estacionamento na rua Dr. Paes de Barros, nº 227. Providências da CET: Em atenção à solicitação de fiscalização, informamos que o local foi incluído em nosso programa de fiscalização periódica, a fim de coibir possíveis desrespeitos ao Código de Trânsito Brasileiro.
  6. Fiscalização de veículos estacionados em cima da calçada ou canteiro na rua João Cachoeira, 1.351. Resposta da CET: Em atenção à solicitação de fiscalização, informamos que o local foi incluído em nosso programa de fiscalização periódica, a fim de coibir possíveis desrespeitos ao Código de Trânsito Brasileiro.


MORADORES EM AÇÃO

Muda Itaim:

O Muda Itaim se propõe a identificar as áreas danificadas, abandonadas ou mal cuidadas, oferecer propostas e promover ações, envolvendo os moradores e pessoas que trabalham na região, interessados na recuperação dessas áreas. As ações vêm acontecendo uma vez por mês.
Participe e Curta na página!
https://www.facebook.com/pages/Muda-Itaim/702273886548047?sk=info



SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. Manoel Guedes, 426 - Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
Voltar para o conteúdo