Informativo 251 - Abr/2019

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 251 - Abr/2019

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · 1 Abril 2019
Econômico e ecológico:
6 ideias para reduzir a conta de água do condomínio



1- Campanha de conscientização

Tudo começa com uma boa divulgação. Com campanhas de conscientização, toda a comunidade condominial pode comprar a ideia e começar a desenrolar pequenas atitudes e ações na prática.

Aposte em cartazes e comunicados nos murais e elevadores, além elevadores, além de enviar cartas para todos os apartamentos. Trazer o tema para as assembleias também pode ser interessante.

Uma dica que gera bons resultados é destacar a redução do valor da conta de água na campanha, aliando sustentabilidade e vantagens para as finanças do condomínio.

2- Proponha a instalação de hidrômetros individuais

O desperdício muda de figura quando cada morador tem a exata noção do seu gasto individual. Vale a pena acrescentar, inclusive, que os especialistas veem na estratégia da individualização de hidrômetros uma das ações mais definitivas para a real economia na conta de água.

Nesse sentido, o síndico pode propor a instalação de hidrômetros individuais na reunião de condomínio, apresentando seus benefícios e os objetivos financeiros com a ação.

Trata-se, afinal, de um sistema justo, visto que cada morador deve pagar somente pelo que de fato usou (somado aos custos com água nas áreas comuns). No esquema tradicional, o montante completo gasto por todo o condomínio é dividido por unidade, o que muitas vezes significa que moradores conscientes terão de arcar com um valor desproporcional para seu nível de consumo.

Há ainda a questão dos inadimplentes, que frequentemente são “bancados” pelo condomínio, já que não há maneira de descartar suas parcelas de consumo do montante total.

O método “coletivo”  também favorece o gasto inconsequente de água, já que os moradores não têm noção do quanto consomem de água por mês. Não por acaso, o uso de hidrômetros individuais costuma ser um ótimo método para reduzir a conta.

A gestão pode e deve, inclusive, advertir os condôminos que apresentarem um consumo muito elevado. Algumas administrações aplicam até mesmo multas previstas em convenção.

3- Identifique vazamentos

Será que a integridade da infraestrutura do condomínio está intacta? Os vazamentos são ocorrências comuns nas edificações (especialmente as mais antigas), podendo acarretar grande desperdício de água.

Promova uma avaliação geral das dependências do condomínio, incluindo testes de vazamento em cada unidade.

Para os apartamentos dos condôminos, a vistoria pode ser profissional, realizada por funcionários condominiais instruídos e mesmo pelos próprios moradores. De toda forma, crie e encaminhe comunicados e materiais de divulgação sobre o assunto para os condôminos (com instruções para verificar vazamentos, se necessário).

A pauta também pode ser trazida para as assembleias condominiais. Em paralelo, a manutenção preventiva periódica deve ser cumprida à risca pelo síndico ou administradora.

Saiba Mais: Como um plano de manutenção preventiva pode reduzir gastos no condomínio?

...Continua no Informativo de Maio/2019



SAIB EM AÇÃO

▲ Encaminhamos ofício de nº 000114/2019, para a Prefeitura Regional de Pinheiros, a/c do Sr. Prefeito João Grande, para que seja enviada uma equipe da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, na rua Jerônimo da Veiga, nº 421, Itaim Bibi no Edifício Palacete Longchamp, para que seja realizada a poda de uma árvore, que está prestes a cair nesse condomínio. Protocolo nº 60.50.70.030.

▲ No dia 22 de março de 2019, protocolamos na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) o ofício de nº 000115, solicitando uma maior fiscalização na rua Mário Ferraz, pois os moradores reclamam que dos dois lados dessa rua os motoristas estão parando seus carros indevidamente, para irem aos restaurantes, sendo que nessa rua em quase toda sua extensão é proibido estacionar. Solicitamos a CET um maior vigor na fiscalização e enviando seus agentes, para proibir esse abuso.

▲ Enviamos o ofício de nº 000116/2019, no dia 22/03/2019, a Prefeitura Regional de Pinheiros, para que enviem uma equipe da Vigilância Sanitária pois o restaurante localizado na rua Leopoldo Couto de Magalhães nº 1.312, está lançando parte de seu esgoto no subsolo do Edifício Solar de São Paulo, indo para a garagem do mesmo. Solicitamos urgência à Prefeitura Regional.

▲ No dia 13/03/2019, às 19 horas e 30 minutos, realizamos uma reunião aqui na sede da SAIB, com a presença de vários moradores do Edifício Grand Loft II e outros moradores e que ficou claro a preocupação dos moradores do Itaim Bibi, com a construção das torres com vários dos andares da Incorporadora EVEN. O impacto dessa construção será muito grande, nos aspectos relacionados com o trânsito e também durante muitos anos de construção e pós construção. Foi mostrado os ofícios que foram enviados a todos vários órgãos públicos, solicitando providências e esclarecimentos, quanto a documentação para a construção. Após debatermos os vários aspectos, ficou decidido que a Sociedade Amigos do Itaim Bibi, entrará com uma Denúncia no Ministério Público, o Dr. Pedro Marques, está elaborando a mesma.

▲ Informamos também, que a Sociedade Amigos do Itaim Bibi, na totalidade de seus membros, apoiam  Movimento do IPTU Justo, no qual  entramos com um Requerimento  solicitamos a atuação deste  Ministério Público do Estado de São Paulo , dentro da urgência a que esse caso se remete– Promotoria de Justiça da Cidadania no dia  25/02/2019 ( quase todas as Associações de Bairros ), contra o aumento abusivo  do Imposto Predial e Territorial  Urbano .Temos feito reuniões constantes para dificultarmos esse aumento. Várias Associações de boa parte do São Paulo têm se juntado ao Movimento IPTU Justo.



SOLICITAÇÕES RESPONDIDAS

▼ Em atenção à solicitação de reprogramação semafórica na rua Manuel Guedes com av. Nove de Julho, que gerou o Processo 00.28.00391/18.91, informamos que em vistoria realizada foram efetuadas alterações na programação semafórica da Av. Nove de Julho entre a av. Europa e a rua Manuel Guedes, com o objetivo de minimizar as lentidões na rua Manuel Guedes, Enso Egídio Simoni, (Dep. de Atendimento ao Munícipe/DAM).



SALA DE REUNIÃO DA SAIB

Agora você ou sua empresa podem realizar seus treinamentos, reuniões de negócios ou palestras em local privilegiado, de fácil acesso, com capacidade para 30 pessoas, com internet e ar condicionado.


Entre em contato e agende uma visita

Rua Manuel Guedes, 426
Fone: (11) 3168.9109
E-mail: contato@saibibi.com.br

Diagramação: Fabio Lebre - www.studiof55.com.br - 11 98355-5353

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!



SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo