Informativo 258 - Nov/2019

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 258 - Nov/2019

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Sexta 01 Nov 2019
COMO EVITAR PROBLEMAS COM OBRAS NO CONDOMÍNIO?



Todo e qualquer condomínio precisará passar por algum tipo de obra. Para não transformar esse momento em pesadelo são necessários diversos cuidados para evitar que os problemas com obras no condomínio tragam prejuízos ao patrimônio comum. Separamos hoje para você algumas dicas importantes para um bom começo das suas obras no condomínio.

1. Planejar


Durante o planejamento, deve ser adquirida a maior quantidade possível de informações sobre a obra a ser realizada e entender a sua finalidade. O ideal é contratar um especialista que gerencie alternativas técnicas, preços e prazos. Isso pode diminuir bastante os riscos.


2. Prever os gastos


Após definir qual a alternativa técnica a ser empregada e conhecido o custo aproximado do serviço, é hora de pensar como será o pagamento. Lembre-se que pagamentos à vista trazem margens mais generosas de negociação.

Se a obra for emergencial, manobrar dinheiro de fundos diferentes pode promover a capita-lização necessária para o pagamento à vista. Desta forma, o rateio entre os moradores para cobrir o valor gasto na obra terá valores mais baixos.


3. Aprovar

O Código Civil, no seu artigo 1.348, define os tipos de obra em condomínios. Elas podem ser classificadas como: Necessárias, Úteis ou Voluptuárias.

Dependendo do que se pretende fazer, torna-se fundamental a chamada de assembleia extra-ordinária para aprovação da obra e seu respectivo custo. Nesse momento pode ser constituída uma Comissão de Obras que representará o interesse coletivo.

A partir disso, a empresa pode ser contratada para o início da obra. Porém, ao longo do seu desen-volvimento, podem ocorrer alguns desdobramentos inesperados. Esteja sempre atento!

Fonte: www.fibersals.com.br


SAIB EM AÇÃO

▲ Encaminhamos ofício de nº 000141/2019, a Subprefeitura de Pinheiros, aos cuidados do Sr. João Grande, para enviar  fiscais  na rua Salvador Cardoso, porque na frente do Bar Espírito Santo , localizado na esquina da rua Salvador Cardoso com a Horácio Lafer, há uma calçada larga em que os entregadores permanecem o tempo todo, com suas  bicicletas, motos  e falando muito alto. Dificultam a passagem dos pedestres. Solicitamos providências para coibir esse uso indevido da calçada por esses entregadores;

▲ Ofício de nº 000142/2019, atendendo a uma solicitação de moradores da Rua Urussuí, devido ao Restaurante Imakay São Paulo, localizado na rua Urussuí nº 330, estar causando sérios transtornos aos moradores. O barulho (ruído) que emana da cobertura do restaurante, local onde estão instalados motores (exaustão, ar condicionado etc.). Começa logo cedo e não tem hora para acabar, indo até altas horas da madrugada. É preciso isolamento acústico nessas máquinas, porém, não se observa nada. Solicitamos ajuda para colocar fim nesse problema;

▲ Recebemos uma comissão de moradores, das proximidades da rua Renato Paes de Barros, reclamando do Bar THE JUNIPER 44, localizado na rua do mesmo nome, nº 115. Após sua inauguração, foi interditado por conta das mesas irregulares na calçada, porém, logo reabriu, com força total.

Acontece que este estabelecimento usa uma fachada de bar para fazer uma balada com DJ e música extremamente alta violando a lei do psiu mesmo de portas fechadas e os frequentadores dentro do estabelecimento, sem contar que esses mesmos frequentadores saem bêbados e fazendo muito barulho, ofício de nº 000014/2019, encaminhado ao sr. João Grande;

▲ Enviamos ofício de nº 000144/2019, ao Sr. João Grande da Subprefeitura de Pinheiros, solicitando a Operação Tapa Buraco, na esquina das ruas: Campos Bicudo, CEP 04536-010 e Jerônimo da Veiga, CEP 04536-001, para que sejam tapados os buracos dessa esquina, pois estão causando danos aos veículos, assim como aos pedestres;

▲ Fizemos uma reunião aqui na sede da SAIB, com diversos moradores das proximidades  aonde estão localizados os Bares do Urso,  na rua João Cachoeira s/n e o Bar Lanches Oliveira na esquina da Pedroso Alvarenga, reclamam do barulho excessivo dos clientes  que permanecem em  elevado estado etílico e ocupam o Parklet de outro estabelecimento e ficam até de madrugada. Solicitamos que o prefeito sr. João Grande tome as devidas providências para terminar com esse abuso e que os condôminos possam ter seus direitos ao silêncio preservados;

▲ Enviamos um ofício de nº 0000146/2019, à subprefeitura de Pinheiros, a/c do Sr. João grande, pedindo providências para verificar o terreno da rua Jerônimo da Veiga, nº 457 porque está virando um local de descarte de entulhos. Com esses entulhos agora na época das chuvas, pode virar um criadouro de mosquitos e mesmo escorpiões. Solicitamos uma averiguação no local.



CONVITE
SESSÃO SOLENE/CMSP


A Comissão de Aniversário/2019 tem o prazer de convidar V.S.ª. para participar da Sessão Solene/CMSP, em comemoração ao 85º aniversário de Emancipação e Criação do Distrito do Itaim Bibi.

Local: Teatro Décio de Almeida Prado
Espaço Cultural (Itaim Bibi)

26/11/2019 às 19.00 horas
Rua Lopes Neto 206 - Cojuba, 45 A



SALA DE REUNIÃO DA SAIB

Agora você ou sua empresa podem realizar seus treinamentos, reuniões de negócios ou palestras em local privilegiado, de fácil acesso, com capacidade para 30 pessoas, com internet e ar condicionado.


Entre em contato e agende uma visita

Rua Manuel Guedes, 426
Fone: (11) 3168.9109
E-mail: contato@saibibi.com.br

Diagramação: Fabio Lebre - www.studiof55.com.br - 11 98355-5353

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo