Informativo 277 - Jun/2021

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 277 - Jun/2021

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Terça 01 Jun 2021

Ano 2021 - Junho - Informativo SAIB N° 277

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DO URBANISMO TÁTICO


Intervenções de desenho urbano garantem mais segurança e qualificam os espaços públicos. Pode ser um Parklet, uma minipraça, uma pintura no chão para mudar o desenho de uma rua. Cidades em diversas partes do mundo e também no Brasil, estão partindo para intervenções temporárias, para catalisar projetos de longo prazo, que melhorem a segurança a segurança viária e ajudem a criar espaços públicos de qualidade.

A técnica, chamada de “urbanismo tático” (do inglês tactical urbanism), promove a reapropriação do espaço urbano por seus principais usuários: as pessoas. O movimento ganha força em um contexto de crise nas áreas urbanas, no qual os governos enfrentam dificuldades para entregar a uma população crescente serviços urbanos básicos, como habitação e transporte de qualidade.

Ao conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores e, muitas vezes, motiva as pessoas a repensarem seus hábitos por meio de diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam.

Os projetos em geral têm como objetivo a readequação do espaço viário e/ou a valorização dos espaços públicos, mas mudam conforme as necessidades de cada local. Em determinada rua, por exemplo, a principal necessidade pode ser calçadas mais amplas. Em outra área, o ponto crítico pode ser um cruzamento no qual os pedestres necessitam de mais segurança para fazer a travessia. De forma semelhante, os agentes estão liderando uma iniciativa de urbanismo tático também variam.

Os projetos podem partir do poder público, de organizações da sociedade civil  da iniciativa privada ou da própria população. Independentemente de quem coordena a ação, deve, contudo, estamos falando obrigatoriamente de um processo que deve dialogar com a comunidade afetada pela mudança.

O que é o Plano Diretor Estratégico?

É uma Lei Municipal que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade para atender às necessidades coletivas da população. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria de qualidade de vida da população.

Em 2020 foi iniciada a revisão intermediária do Plano Diretor de 2021, nessa atual gestão



SAIB EM AÇÃO

Enviamos e mail para  à Subprefeitura de Pinheiros, aos cuidados da Sra. Simone M.L. Gonsalves – Sup. Téc. II no dia 29 de abril de 2021, onde foi aberto uma SEI, sob nº 6050.2021/0002452-0, relatando que na rua Prof. Carlos de Carvalho, esquina com a Jerônimo da Veiga, nº 113 ( Antigo Restaurante Serafina), está passando por uma reforma e sem nenhuma placa  exposta sobre  Alvarás  e outras autorizações; Também, informamos que estão utilizando as calçadas e não permitem que os pedestres as utilizem;

No dia  05/05/2021, notificamos a Subprefeitura de Pinheiros, que não tínhamos recebido resposta da mesma, sobre o e-mail acima;

Recebemos no dia 17/05/2021, uma comissão de moradores da rua  Clodomiro Amazonas, imediações do nº 705, nos informando do barulho causado pelos frequentadores do BELO DEZ BAR. De acordo com informações de moradores eles fecham as 20:00 horas, porém, ficam com as luzes acesas esperando os jovens que chegam, dão o sinal, e fica um abre e fecha da porta, servindo bebidas e uso do banheiro. Ao retirar suas bebidas, ficam na calçada, bebendo e fazendo algazarras, até de manhã. Após consumirem as bebidas, jogam as garrafas e latinha na calçada mesmo e todo tipo de sujeira. Informaram  também que o proprietário não vai parar. Agora já não ficam mais na frente do bar, atravessam a rua e vão  fumar na calçada em frente ao bar. O cheiro da maconha (Cannabis) é insuportável, reclamam os moradores vizinhos do bar. Encaminhamos esse e-mail  para a Subprefeitura de Pinheiros  a/c do Sr. Subprefeito  Richard Haddad Junior, solicitando pronto atendimento para esse pedido  dos moradores da rua Clodomiro Amazonas,  e adjacências. Nesse e-mail, também enviamos as fotos da  e vídeo fornecidos pelos moradores. Esse mesmo documento foi enviado para o PSIU ( Programa de Silêncio Urbano);

Enviamos e-mail, no dia  19/05/2021,  para a Subprefeitura de Pinheiros, a/c da Sra. Simone Gonsalves Sup.Téc. II relatando sobre a obra que se iniciou na rua Jesuíno Arruda, nº  196, Itaim Bibi, informando que (através de fotos)   no passeio público em frente aos edifícios vizinhos, bloqueios  gerados por essa obra  (11 andares), que está sendo executada pela empresa GamaPro,  fazem com e  que os pedestres  circulem pela via pública, expondo-se a riscos de toda a natureza. Esse mesmo e-mail, também enviamos para o Programa de Silêncio Urbano. Nesse dia o barulho indicava 90 decibéis, isto às 07:00 horas da manhã, sendo que este barulho (perturbação)  tem permanecido de forma constante das 07h00, às  19h30, todos os dias, o que é absolutamente inaceitável. O transtorno na Jesuíno, nas proximidades  é muito grande, para o trânsito local de veículos e para os transeuntes.




RESPOSTA DA SUBPREFEITURA DE PINHEIROS

SEI 60502021/0002452-0

Em vistoria realizada à obra citada da rua Pedroso Alvarenga com a Prof. Carlos de Carvalho, emitimos o auto de multa nº 13.192.035-9, o presente documento encontra-se anexado SEI. Informamos ainda que o presente documento foi lavrado pela não apresentação de documentação no local da obra.

Patrícia Lara – Agente de Vistoria.




Fique de olho na sua vez:

Governo do Estado de São Paulo, anuncia vacinação contra a COVID 19 para pessoas de 45 a 54 anos sem Comorbidades em agosto.



De 02 a 16 de agosto > de 50 a 54 anos



De 17 a 31 de agosto > de 45 a 49 anos


Anote em sua agenda!




Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109




QUER SER ENCONTRADO PELOS SEUS CLIENTES?
Otimize seu site com SEO e use Links Patrocinados do Google Ads.

  Saiba Mais (11) 98355-5353





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!

Diagramação: Fabio Lebre - www.studiof55.com.br - 11 98355-5353

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo