Informativo 307 - Dez/2023

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 307 - Dez/2023

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Sexta 01 Dez 2023

Ano 2023 - Dezembro - Informativo SAIB N° 307

CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO

A Convenção de Condomínio é a “Carta Magna” no que se refere a assuntos pertinentes ao bem-estar, infraestrutura e convivência dentro dos ambientes.

Apesar de se basear nas normativas mais abrangentes que tratam da regulamentação condominial em esfera federal, como os artigos do Código Civil ou a Lei de Condomínio, a Convenção de Condomínio tem a função de adequar essas determinações às condições particulares de cada edifício.

Por exemplo, de nada adianta em uma Convenção constar a utilização da piscina, se este condomínio não possui piscina. Por isso é importante que os condôminos tomem conhecimento da Convenção e façam as alterações necessárias para que ela realmente passe a ser um instrumento efetivo e funcional.

O Código Civil estabelece os principais pontos que devem ser abordados na convenção:

A discriminação e a individualização das unidades de propriedade exclusiva e das áreas comuns;

A determinação da fração ideal atribuída a cada unidade;

O fim a que as unidades se destinam (como moradia ou como salas comerciais, por exemplo);

A forma de pagamento e a quota proporcional da taxa de condomínio (como será feito o rateio da taxa);

A forma da administração do condomínio (com regras sobre contratação de administradora e eleição e destituição de síndico, conselho fiscal e subsíndico, se houver);

A competência das assembleias, a forma de convocação e o quórum exigido para as votações;

As sanções a que os condôminos estão suscetíveis, como multas e advertências;

O regimento interno, que define regras e critérios para situações comuns do dia a dia do condomínio, como uso das áreas comuns.

Cada condomínio deve ter sua própria cópia da Convenção, que normalmente é feita quando as unidades começam a ser entregues aos proprietários. Para que ela passe a valer, deve ser subscrita por no mínimo ⅔ dos condôminos.


SAIB EM AÇÃO

  • Enviamos no dia 17/11/2023, uma solicitação à Subprefeitura de Pinheiros, aos cuidados do Governo local, Sr. Luis Fernando Guillon, relatando   com a foto enviada (em anexo), mostrando a situação da Rua Jacuricí, esquina com a Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, no Itaim Bibi. Toda vez que chove alguns milímetros a mais (índice pluviométrico), essas ruas ficam inundadas e intransitáveis, tendo mesmo entrado água nas garagens dos prédios nesse local. No ano passado, também solicitamos uma limpeza nas bocas de lobos para evitar esses transtornos aos moradores, porém, o problema é muito maior que uma limpeza nesses esgotos.  Entramos em contato com o Portal 156 da Prefeitura de São Paulo, que foi registrado sobre protocolo nº 20230102529715/ 31626450.

  • A SAIB, recebeu uma denúncia de moradores do Itaim Bibi, que o Bar Le Petit. Localizado na Rua Jerônimo da Veiga, 358 – Itaim Bibi, está desrespeitando os moradores com o volume e os horários permitidos para a música/barulho. Apesar de se dizer um restaurante não está realizando festas com música de altíssimo volume (com a presença de um DJ), inclusive, todos os sábados, domingos e feriados, mas sem estrutura acústica para barrar o som. O restaurante possui caixas de música na varanda e as janelas não são vedadas. Além disso, especialmente no sábado, a música vai até às 23:00 horas, quando não mais. Já tentaram falar com os proprietários, porém, nem os recebem. Protocolo do Portal 156 da Prefeitura de São Paulo, sob nº 31645279.

  • Recebemos uma solicitação de moradores do Itaim Bibi, sobre a falta da faixa de pedestre (segurança) da rua Tabapuã nº 911, esquina com a Rua Manuel Guedes. Informamos que já solicitamos a CET, porém, até esse momento, não foi repintada, no entanto a CET nos retornou que está no planejamento para os próximos dias. Enviamos para a Subprefeitura no dia 08/11/2023, para que os mesmos, possam acompanhar o processo.

  • A Sociedade Amigos do Itaim Bibi, no dia 24/11/2023, se reuniu com os lojistas da Rua João Cachoeira para discutir a decoração dela para o Natal/2023. Contudo, devido ao curto espaço de tempo disponível para organizar a decoração natalina, contratar uma empresa para isso e à falta de patrocinadores, este evento natalino foi suspenso para este ano. A data de 29/01/2024 foi agendada para que possamos iniciar o planejamento e maior envolvimento dos lojistas para o Natal do próximo ano, ou seja, 2024.






Programação de Dezembro

Olá, pessoal!

Olha só, já no primeiro dia de dezembro nossa programação trará uma divertida contação de história e a seguir, na Segunda quinzena, teremos um espetáculo de músicas e brincadeiras, encerrando a programação do ano.

E com as férias chegando, fizemos uma seleção de livros com sugestões de leituras para esse período tão gostoso. Também separamos livros para as crianças sobre viagens para o campo, praia e brincadeiras diversas. Não percam!

Neste clima de festas finalizamos 2023, com desejos de um ótimo Natal e um Feliz Ano Novo!




Desejamos que neste Natal toda tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade.

Feliz Natal
e um Ano Novo
com muita saúde e paz.


Sociedade Amigos do Itaim Bibi




Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo