Informativo 281 - Out/2021

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 281 - Out/2021

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Sexta 01 Out 2021

Ano 2021 - Outubro - Informativo SAIB N° 281

OUTUBRO ROSA
CONCIENTIZAÇÃO PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA


Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.

É o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

Exame clínico das mamas:

É o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia – um raio X que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.

Possíveis sinais e sintomas:

· alterações no tamanho ou forma da mama;
· nódulo único e endurecido;
· vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo;
· nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
· sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
· sensação de nódulo aumentado na axila;
· espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
· secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos;
· assimetria entre as duas mamas;
· presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
· endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
· coceira frequente na mama ou no mamilo;
· formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
· inversão do mamilo;
· inchaço do braço;
· dor na mama ou no mamilo.

O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico.




SAIB EM AÇÃO

Enviamos um e-mail para a Subprefeitura de Pinheiros, relatando uma denúncia que  recebemos aqui na SAIB, referente ao barulho causado pelo Belo Dez Bar, localizado na rua Clodomiro Amazonas, 684. Continua dando problema aos moradores das imediações desse estabelecimento. Mesmo com o estabelecimento vazio a música continua alta. Enviamos uma foto de vídeo anexado, no dia 18/09/2021, às 23:30 horas, os frequentadores já estavam na rua (Clodomiro), ocupando uma faixa. Acabou por volta das 04:30 horas da madrugada. Tem sido assim, desde o fim das restrições, não tem dia certo par lotar, mas eles seguem com o som altíssimo e quase todos as noites.

Notificamos a Subprefeitura de PI, através do Coordenador  de Governo Local, no dia 01/09/2021,solicitando providências, quanto ao estabelecimento o Salão Toque de Pele, localizado na rua Prof. Carlos de Carvalho, 123. Informamos também que vários comunicados, temos feito a Subprefeitura  e também na CET., sobre o estacionamento irregular na calçada, na frente do empreendimento, porém, o esforço da Subp.PI e da CET, não tem feito as clientes pararem na frente do salão. Parecem que não ligam para as multas. Essa denúncia foi registrada no 156, com o protocolo B 71257810.

No dia 16/09/2021, notificamos a Subprefeitura de Pinheiros, relatando o fato ao Sr. Sidinei Couto – Coordenador de Governo Local, solicitando ao mesmo que informe,   que tipo de comércio será no número 113 da rua Prof. Carlos de Carvalho, CEP 04531-080. Os moradores da rua estão preocupados. Estamos acompanhando, porém, ainda não conseguimos saber o empreendimento;

A Sociedade Amigos do Itaim Bibi  encaminhou  um ofício ao Sr. Comandante  Vinício Villardi do 23º Batalhão de Polícia Militar, 2ª Cia. No dia 27/09/2021, recebido pelo Soldado Micaelly, às 09:00 horas da manhã. Destinou-se esse ofício para a solicitação de uma maior segurança, no Itaim Bibi, tanto no período do dia como da noite, já que o número de roubos  e furtos tem crescido bastante;

Sob protocolo nº B 71353007 do dia 16/09/2021, fornecido pela Prefeitura Municipal (156),  foi enviado a CET., para que fosse ao local e atuassem os veículos, parados irregularmente  na calçada , na frente do estabelecimento Toque de Pele, localizado na rua Prof. Carlos de Carvalho123, CEP 04531-080. Comunicamos a Subprefeitura, através de e-mail, no dia 16/09/2021, encaminhado ao Coordenador de Governo Local. Temos notificado a Sub, praticamente todas as semanas, assim como a CET. Como a calçada não é tão grande e os carros têm tamanhos de médios para grandes, impedem que os pedestres passem pela calçada. Carrinhos de bebês e cadeirantes, nem pensar, não passam.


No dia 31/08/2021, encaminhamos um e-mail para a Subprefeitura de Pinheiros, solicitando atenção da Assistente Social, sob o número elevado de moradores de rua  nas calçadas em  Ruas Joaquim Floriano, Clodomiro Amazonas e João Cachoeira esquina com Joaquim Floriano. Solicitamos que os mesmos sejam encaminhados  aos abrigos;

Encaminhamos à Subprefeitura de Pinheiros ,relatando o alagamento nas esquinas das ruas Prof. Carlos de Carvalho e  Pedroso de Moraes, quando das chuvas e agora com a chegadas das mesmas  esses alagamentos serão constantes. Solicitamos verificação das caixas subterrâneas  (esgoto) desse local.



RESPOSTA DA SUBPREFEITURA DE PINHEIROS

Disse o Coordenador de Governo Local, que já entrou em contato com a proprietária do Salão Toque de Pele. (e-mail 01/09/2021).


BIBLIOTECA ANNE FRANK

A Biblioteca Pública Anne Frank está novamente em funcionamento! Voltamos com muitos livros novos, incluindo best-sellers, literatura infanto-juvenil, clássica e contemporânea brasileira e estrangeira, além da programação cultural que está sendo retomada.
Você pode ler nas nossas salas de leitura ou emprestar os livros (basta trazer o RG e um comprovante de residência).

A Biblioteca está localizada na Rua Cojuba, 45, com entrada também pela Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, no mesmo quarteirão da UBS Dr. José de Barros Magaldi.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h ás 18h / sábado, das 10h às 17h

Acesse nosso blog e siga nossas redes sociais para acompanhar tudo que acontece:
Blog: www.bibliotecaannefrank.wordpress.com
Catálogo de livros: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa
Instagram/Facebook: @bibliotecaannefrank


           




São Paulo define limite para barulho em obras.
 

 
Cidade não tinha regra específica para esse tipo de atividade; a norma começa a valer em 90 dias.
 
 
Por Rodrigues e Willian Cardoso
 
 
A Prefeitura de São Paulo publicou nesta terça feira (28) regras que criam limites para o barulho nas obras de construção civil.
 
Até o momento, a cidade não tinha uma regulamentação clara a respeito dos ruídos de obras na cidade. Com as novas normas, foram estabelecidos os horários e decibéis permitidos nos trabalhos de construção civil  - obras públicas não estão incluídas. A medição da poluição sonora deve ser feita por meio de um sonorômetro pelos agentes do PSIU( programa de silêncio urbano ) . Irregularidades podem gerar multa e até fechamento da obra. De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) , as obras sujeitas a alvará de execução poderão ter limites de ruídos de até 85 decibéis entre as 7h e 19h.No horário que vai das 19h às 7h,ele cai para 59 decibéis.

 
Aos sábados, das 8h às 14h, o limite é de 85 decibéis; das 14h às 8h  nos sábados , domingos e feriados, o limite vai para 59 decibéis.
 

As obras públicas estão excluídas das regras, assim como aquelas relativas à fase de movimentação de terra, fundação, demolição e estrutura, desde que realizadas no período compreendido entre 7h e 19h.
 

Também ficam excluídas as atividades de carga e descarga de construção civil, desse que realizadas das 21h às 0h, de segunda A SEXTA. Além disso, obras emergenciais  continuam sendo permitidas independentemente do barulho. O descumprimento das regras  resulta  em uma série de multas, que vão aumentando conforme haja reincidência. Na terceira autuação, será realizado o embargo da obra em questão.
 

No caso de desrespeito ao embargo das obras, será pedida a instauração  de inquérito policial. Além de novo fechamento da obra. Os pedidos de desembargos serão analisados pelo PSIU.
 
De acordo com a Prefeitura , o decreto entrará em vigor após 90 dias . Com isso, o setor privado terá tempo para se adaptar às novas regras.
 

Atualmente, o trabalho do PSIU não é focado em barulhos de obras. A regulamentação muda isso.
 

O órgão já era responsável por cuidar de denúncias de barulhos em estabelecimentos comerciais  ,veículos com som alto, bailes funk, espaços religiosos, demolições e detonações de pedreiras.
 

O serviço não atende barulho em food trucks e barracas de alimentos, ruídos provenientes de residências e festividades diversas desde que se realizem  com autorização no horário definido. Com a reabertura de diversos setores econômicos, as denúncias de barulhos voltaram a subir na cidade . No segundo trimestre , as denúncias  ao PSIU 48,6% - passando de 2.014 no mesmo período do ano passado, para 2.993.
 

Os chamados, porém, ainda não atingiram o mesmo nível do segundo trimestre de 2019 – comparando com ele, o segundo trimestre de 2021 teve uma queda de 37%.
 
 
PRINCIPAIS MUDANÇAS
 
     
  • De segunda a sexta, das 7h às 19h – Limite de 85      decibéis
  •  
  • De  segunda      a sexta , das 19h às 7h – Limites  de 59 decibéis
  •  
  • Sábados, das 8h às 14h – Limite  de 85 decibéis
  •  
  • Sábados das 14h às 8h – Limite de 59 decibéis
  •  
  • Domingos e feriados-  Limite 59 decibéis
 
 
OBRAS EXCLUÍDAS DA REGRA
 
 
  • Públicas
  • Fundação, demolição e estrutura, movimentação de terra, desde que realizadas no período compreendido  entre 7h e 19h, de segunda a sexta exceto feriados.
  • Carga e descarga  de construção civil, desde que realizada das 21hàs 0h, de segunda a sexta ,exceto feriados .
  • Obras de emergências.
       
 
Onde reclamar
 
O PSIU pode ser acionado pelo número 156.




Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109




QUER SER ENCONTRADO PELOS SEUS CLIENTES?
Otimize seu site com SEO e use Links Patrocinados do Google Ads.

  Saiba Mais (11) 98355-5353





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!

Diagramação: Fabio Lebre - www.studiof55.com.br - 11 98355-5353

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo