Informativo 300 - Mai/2023

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 300 - Mai/2023

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Terça 02 Mai 2023

Ano 2023 - Maio - Informativo SAIB N° 300

ATUALIZAÇÃO DA LEI DO CONDOMÍNIO Nº 14.309/2022

Editada em 8 de março de 2022, a Lei nº 14.309 propôs duas alterações no Código Civil no tocante aos condomínios:

Permitir a realização de reuniões e deliberações virtuais;
Possibilitar a sessão permanente das assembleias condominiais.

Sessão permanente

A sessão permanente se tornou possível em casos em que a deliberação exige quórum especial que não foi atingido. No entanto, o presidente da reunião deve observar alguns requisitos para converter a assembleia em sessão permanente:

1. Indicar a data e a hora da sessão, que não poderá ultrapassar 60 dias, e identificar as deliberações pretendidas;
2. Convocar expressamente os presentes e convocar novamente as unidades ausentes;
3.  Lavrar ata parcial relativa ao encontro presente;
4. Dar continuidade às deliberações no dia e na hora designados e continuar a ata lavrada na 1ª reunião.

Além disso, é preciso observar outras regras, como:
Os votos dados na primeira sessão ficarão registrados, e os condôminos não precisam comparecer novamente para confirmá-los. Porém, podem comparecer e mudar o voto até o desfecho da deliberação.
A sessão permanente pode ser prorrogada inúmeras vezes, mas deve ser concluída no prazo total de 90 dias contado da data de sua abertura inicial.

Assembleia virtual

Quanto à instituição da assembleia virtual, a nova lei trouxe a possibilidade de se fazer a convocação, a realização e a deliberação de forma eletrônica.
Para tanto, é preciso observar alguns requisitos. Os principais são:
Os condôminos devem ter direito de voto, debate e voz;
A possibilidade não pode ser vedada na convenção de condomínio;
Na convocação, deve constar que a assembleia será virtual e as instruções para sua realização;
O regimento interno pode prever normas complementares sobre as assembleias eletrônicas;
É responsabilidade dos condôminos ter o equipamento ou a conexão à internet necessárias para a participação;
A assembleia eletrônica poderá ser realizada de forma híbrida, com a presença física e virtual de condôminos concomitantemente.

Lei do condomínio atualizada: Lei nº 14.405/2022

A Lei nº 14.405, de 12 de julho de 2022, também trouxe uma alteração importante no Código Civil que trata sobre o quórum de aprovação em determinadas questões.
Até 2004, tínhamos duas regras:

Eram necessários dois terços dos votos dos condôminos para alterar a convenção e o regimento interno;
A mudança da destinação do edifício ou da unidade imobiliária só poderia ser aprovada pela unanimidade dos condôminos.

Com a Lei nº 10.931/2004, tivemos uma pequena alteração na primeira regra, que foi a mudança no quórum do regimento interno. Não era mais necessário a aprovação por dois terços.

A lei de 2022 veio para flexibilizar um pouco mais a segunda regra, reduzindo o quórum para mudança na destinação do edifício ou da unidade imobiliária.

O artigo 1.351 passa a ter a seguinte redação:

“Depende da aprovação de 2/3 (dois terços) dos votos dos condôminos a alteração da convenção, bem como a mudança da destinação do edifício ou da unidade imobiliária.”

A lei do condomínio atualizada diz respeito às recentes alterações que o Código Civil sofreu. Ele agora trata também da sessão permanente e da assembleia virtual, solução que foi muito importante durante a pandemia no novo coronavírus.

via tudocondo.com.br


SAIB EM AÇÃO

  • Enviamos e – mail para a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), relatando a dificuldade para se transitar na Rua Jusseapé, localizada entre as Ruas Leopoldo Couto de Magalhães e Horácio Láfer. Estão construindo um prédio, Construtora MPD Engenharia. É uma rua de grande movimento para entrar na rua Horácio Láfer, porém, a construtora está utilizando uma faixa de rolamentos e com isso o fluxo fica complicado nessa região. Protocolamos a denúncia no Portal da Prefeitura 156, registrado sob número (protocolo) B 75058317, no dia 26/04/2023.

  • Notificamos a 2ª Cia. do 23º Batalhão de Polícia Militar do Itaim Bibi e enviamos fotos anexas para o Batalhão para verificarem ciclistas em atitudes suspeitas na frente do Salão de Beleza da Rua Tabapuã, isto na quinta-feira, dia 23/04/2023. Não recebemos retorno da 2ª Cia.

  • Dicas do Itaim Bibi – por Juliana Zaborowsky Muszkat, relata que: “ontem (11/04) um homem de terno e mala de executivo, na Rua João Cachoeira assaltou um transeunte. O indivíduo passeava na rua e apontou uma arma para ele. Isso ocorreu às 11hs da manhã. Com certeza esse meliante deve fazer isso mais e mais vezes. Atenção!!!”

  • Comunicamos a Subprefeitura de Pinheiros, no dia 24/03/2023, solicitando a poda de uma árvore, (com fotos anexas) na Rua Salvador Cardoso, nº 95. Protocolo do Portal 156, sob nº 20230094248998 / 30268277. Tempo para esse serviço são de 120 dias.

  • Dicas do Itaim – Por Cleonice Crucello. “No dia 04/04/2023, às 11,00 horas passei por uma situação delicada e constrangedora, está muito chato caminhar pelo Itaim Bibi. Na Rua Joaquim Floriano com a Rua João Cachoeira, um sujeito me parou solicitando informações, que se dizia analfabeto veio me pedir ajuda para descobrir um endereço, informei que não era no bairro. Chegou um outro se dizendo lojista, entrou na conversa e para encurtar a prosa, eram dois pilantras querendo dar o golpe do bilhete de loteria premiado. Não da mais para ser gentil, tenham cuidado.”

  • Enviamos um e-mail para a dam@cetesp.com.br (CET), 03/04/2023 solicitando uma fiscalização na Rua Jerônimo da Veiga 421 – Itaim Bibi, pois os motoqueiros estão parando embaixo da placa de proibido estacionar. Veja resposta da CET: Em atenção à inicial temos a informar que esta via está localizada em uma das áreas de estacionamento rotativo paga pela Zona Azul, a qual é fiscalizada pelos agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP, também com apoio de veículos monitoramento e fiscalização de Zona Azul Digital da Concessionária ESTAPAR, Companhia de Engenharia de Tráfego – Departamento de Atendimento ao Munícipe – DAM.

  • Dicas do Itaim- Por Mara Regina Minioli – Dia 25/04/2023, por volta das 21 horas teve uma tentativa de assalto na Rua Tabapuã esquina com Av. Faria Lima. Foi um tiroteio. Polícia fechou tudo c/ fita de isolamento para concluir trabalhos da Perícia, morto no local. Muito projéteis no chão, aterrorizante. Solicitamos + segurança para nosso bairro.”

  • Comunicamos a CET, através do DAM., que na Rua Jusseapé, que fica entre as Ruas Leopoldo Couto de Magalhães e Horácio Láfer, estão fazendo uma obra muito grande. Quando os caminhões chegam para descarregar concreto e outras matérias-primas para a construção, quase fecham a via. Ocasionando assim, congestionamento na vizinhança. Solicitamos a presença da CET., para averiguação dos problemas causadas pela diminuição da via, ou seja, ficando apenas uma faixa para os veículos, no sentido da Horácio Láfer.

  • Dicas do Itaim – Por  Beatriz Mollica de Carvalho. ”Indignada com a falta de humanidade dos restaurantes perto da drogaria São Paulo, que fica em frente ao Nino Cuccina & Vino , localizado na Rua Jerônimo da Veiga, nº 30 – Itaim Bibi. Não tinha nenhuma vaga para estacionar, coloquei no estacionamento e quando entrei na farmácia não tinha uma pessoa se quer, todos os carros eram de frequentadores dos restaurantes... ABSURDO!!!!”

  • Enviamos um e-mail para o dam@cetsp.com.br ( CET/SP) no dia 03/05/2023, alertando sobre carro parado sobre a calçada, na Rua Prof. Carlos de Carvalho nº 123, no salão de beleza denominado TOQUE DE PELE, Itaim Bibi,  anexo.Protocolo do Portal 156 da Prefeitura de São Paulo nº B 75099480.


CAMPANHA DO AGASALHO / 2023


A Sociedade Amigos do Itaim Bibi,  localizada na Rua João Cachoeira, 571, 3º andar Conj. 312, vem solicitar a sua doação em prol da CAMPANHA DO AGASALHO/2023.

Aqueça o coração de quem mais precisa nesse outono/inverno.

Doe roupas, agasalhos, cobertores e calçados em bom estado.


LOCAL DE ARRECADAÇÃO:

BIBLIOTECA ANNE FRANK
Rua Cojubá , nº 45 - Itaim Bibi - São Paulo - SP




Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo